domingo, 14 de março de 2010

Vídeo da acção em frente ao Ministério

Conforme prometido, aqui está o vídeo da acção durante a concentração de profissionais das Actividades de Enriquecimento Curricular do passado dia 11 de Março. Com humor, mas muita clareza, esta encenação pretendeu demonstrar o forma precária como são recrutadas e contratadas as milhares de pessoas que garantem a "Escola a tempo inteiro". Neste "leilão" de professores das AECs, sob as instruções da empresa de ocasião, os direitos e as condições de trabalho degradam-se progressivamente, perante a indiferença do Ministério da Educação e da Câmara Municipal, de costas voltadas para a forma como os profissionais são contratados.

4 comentários:

Kata disse...

Boa tarde,

Seria interessante que criassem um mail de forma a poderem receber relatos particulares do que se passa em muitos casos e assim publicá-los. Pela ligaçao que estao a criar com o SPGL e também pela publicidade dada pela revista "Escola Educaçao", seria sempre uma maneira de podermos contar a história de cada um, de cada escola, de cada agrupamento, de cada empresa, de cada Município. E, principalmente, de essas histórias poderem ser transmitidas, escutadas e, quem sabe, trabalhadas por quem tem a possibilidade de intervir. Conseguiríamos, no mínimo, fazer corar de vergonha alguns dos senhores envolvidos nesta precariedade tao profunda. Interessa apontar o dedo e saber quem sao as Câmaras e quais sao as empresas que, de facto, contribuem para que a realidade de hoje em dia seja tao negra. Interessa também saber quais sao os que trabalham bem e como o fazem e que estas possam servir de exemplo para todas as restantes.

Kata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kata disse...

A respeito, um exemplo foi apontado ontem no blog da vereaçao socialista da Câmara Municipal de Mafra (cuja autarquia é PSD) por um professor que escreveu a sua situaçao particular.

http://vereacaopsmafra.blogspot.com/2010/03/um-olhar-sobre-organizacao-das-aecs.html

Parece-me que é um caso entre tantos que também merece publicidade e intervençao.

Professores das AECs da Grande Lisboa disse...

Kata,

Por lapso, não estava "online" o nosso e-mail e o apelo para que nos sejam enviados testemunhos para serem aqui divulgados. Essa falta já está reparada, no canto superior direito do blog.

Queremos, de facto, que sejam divulgadas e conhecidas as várias difíceis realidades que existem por esse país fora. Os falsos recibos verdes, os salários em atraso, o trabalho não pago, as pressões e todas as injustiças que têm que enfrentar os professores das AECs. Sabemos que, tendo em conta o esquema de implementação das AECs, cada caso é um caso e todos têm que ser revelados.

É verdade: só ficando conhecidas as histórias concretas se pode terminar com o silêncio que permite que todos os abusos continuem.

Aqui prometemos a divulgação e a continuação deste combate inadiável.

Enviar um comentário