sexta-feira, 18 de junho de 2010

Acção de profissionais das AECs em Lisboa: hoje há 15 mil novos desempregados!

Depois do protesto em Mafra, no início da semana, um grupo de profissionais das Actividades de Enriquecimento Curricular de Lisboa desenvolveu durante a manhã de hoje uma acção de informação e contacto com os encarregados de educação e toda a comunidade escolar, denunciando as péssimas condições de trabalho dos milhares de professores das AECs em todo o país.


A acção de sensibilização passou sobretudo pelo facto de, sendo hoje o último dia de aulas no Ensino Básico, o conjunto dos profissionais das AECs ficarem sem trabalho e sem quaisquer direitos. Foram afixados cartazes em dezenas de escolas da cidade de Lisboa e foram contactados directamente encarregados de educação. "A partir de amanhã há 15 mil novos desempregados" era a frase forte do panfleto (disponível aqui) que foi distribuído à porta duma escola no centro de Lisboa hoje de manhã. Foi um contacto importante, chegando a pais e restantes membros da comunidade escolar, denunciando os vários atropelos aos direitos laborais nas AECs: a ausência de contratos de trabalho, os falsos recibos verdes, o não pagamento de salário durante as paragens lectivas ou todo o trabalho não lectivo que não é considerado nos vencimentos foram algumas das questões levantadas.

Cresce a mobilização dos profissionais das AECs, mas também entre os vários agentes da comunidade escolar se percebe que esta situação é insustentável. Esta organização de professores das AECs na Grande Lisboa surgiu para ser um ponto de encontro, reflexão e mobilização. O facto da nossa luta já ter chegado à exigência directa na Assembleia da República e os últimos protestos e acções públicas de sensiblização, demonstram bem que as coisas não podem ficar como estão. Exigimos os direitos mais básicos imediatamente! O próximo ano lectivo não pode começar na vergonhosa situação em que este agora termina!

0 comentários:

Enviar um comentário